Itapetinga, município localizadao na região sudoeste do Estado da Bahia, a 15º09’07” de Latitude Sul, 40º15’32” de Longitude Oeste, precipitação média anual de 800 mm, temperatura média anual de 27ºC e altitude média de 268m O agrossistema de Itapetinga-BA tem na pecuária uma das principais atividades econômicas. Sabe-se que a pecuária promove alterações dos recursos naturais, causando impactos diretos no solo, no subsolo, na vegetação, na água e na fauna. Desses, o impacto visual da alteração da paisagem em decorrência do desmatamento, é o que mais chama a atenção.
Com essa história Itapetinga se caracteriza como um modelo de impacto ambiental carcterístico das regiões que foram colonizadas pelo ciclo do desmatamento para comercialização da madeira e da pecuária, provocando grandes perdas florestais com a destruição da mata nativa e o emporecimento do solo pelo manejo primitivo da pecuária. .Existe estreita relação entre o tipo de vegetação e as propriedades do solo sobre o qual essa vegetação ocorre (Resende et al., 1988).
O uso do solo causa, de modo geral, grandes variações em sua composição química, visto que os diferentes tipos de vegetação o protegem de maneira diferenciada, sendo o manejo utilizado na instalação e manutenção de determinado cultivo quase tão importante quanto o tipo de vegetação que cobre o solo (Sanches, 1976; Ryan & Mcgarity, 1983).
As alterações nas características químicas dos solos pelo uso agrícola, comparativamente ao solo original desenvolvido sob floresta, têm sido bastante discutidas, apesar dos poucos resultados de pesquisas regionais. Há, portanto, a necessidade de estudos que analisem a substituição de floresta por pastagem, verificando os impactos dessa atividade no solo.
Postado por Antonio Guimarães às 11:48
Marcadores: 07 - Impactos em Itapetinga
0 comentários:
Postar um comentário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom) Dados Técnicos
Antonio Guimarães
Mestre em Fitotecnia, doutorando em Planificação territorial e Gestão ambiental pela Universidade de Barcelona. Coordenador do Projeto professor DrºJose Luis Luzon Benedicto.
Visualizar meu perfil completo
Menu
01 - Objetivo (1)
02 - Legislação Ambiental (1)
03 - Dados do Município (1)
04 - Mapas do Município (1)
05 - Fluxograma (1)
06 - Impactos Ambientais (1)
07 - Impactos em Itapetinga (1)
08 - Desmatamento (1)
09 - Queimadas (1)
10 - As Consequências (1)
11 - Conclusões Finais (1)
Links
Agenda 21
Ambiente Brasil
Ecoesfera
Greenpeace
IBGE
Itapetinga Noticias
Noticias
Loading...
Minha lista de blogs
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UESB
ESTRUTURA DO TRABALHO
1 ano atrás