sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Conclusões Finais


O município de Itapetinga deve responder aos impactos ambientais ocorrido nas ultimas decadas com planos de recuperação ambiental com prioridade para os rios da região na recuperação das matas ciliares e o tratamento do esgoto lançado nos mesmos.

A fiscalização deve ser intensificada pelas promotorias púbicas nas empresas já instaladas. como por exemplo Mafrip Bertin matadouro frigorífico nas lagoas anaeróbicas de tratamento de efluentes industriais, na Vale Dourado que despeja no rio catolé a água contaminada por substancias químicas utilizadas na produção do leite.

A atividade de mineração numa pedreira próxima a um bairro residencial, coloca em risco a vida e as casas da população local que reclama do poder público medidas de proteção contra os transtornos causados pelas freqüentes detonações.

O desmatamento ainda ocorre na região dizimando os remanescentes florestais para a extração da madeira das espécies ameaçadas de extinção.

O fogo é uma pratica comum após os desmatamentos, para a formação das pastagens, degradando o solo e desertificando a região.

Os aterros sanitários estão sendo mal manejados transformando-os em verdadeiros lixões com a contaminação do lençol freático e a disseminação para a região de doenças devido ao grande numero de animais que vivem na área que funcionam como vetores.

A cidade precisa de um plano diretor que contemple a valorização dos espaços e patrimônios públicos delimitando-os e protegendo da ação dos vândalos.As áreas verdes devem ser devidamente projetadas e conservadas pela gestão municipal.


Antonio Fernando Guimaraes

Nenhum comentário: